sexta-feira, 12 de novembro de 2010

O NOSSO MAGUSTO

LENDA DE S. MARTINHO
Conta a lenda, que num dia muito frio, S. Martinho, um valente soldado romano, encontrou à beira  do caminho, um mendigo quase nu que pedia ajuda e lhe fez muita pena.
   Como o vento soprava violentamente e a chuva gelada caía sem parar, S. Martinho não hesitou em prestar-lhe ajuda. Parou o cavalo e, em seguida, com a espada, cortou a sua capa ao meio e deu metade ao mendigo. Ao preparar-se para retomar o seu caminho, subitamente, a tempestade desfez-se, o céu ficou limpo e um sol de estio inundou a Terra de luz e calor.”
A EB1/JI de S. Lázaro, no dia 11 de Novembro, foi agraciada com um tempo razoável o que permitiu a realização do seu Magusto. Todos os alunos colaboraram na aquisição das castanhas as quais foram assadas numa padaria de Adaúfe e distribuídas a cada turma pelas 15 horas.
As turmas do Pré- Escolar esmeraram-se na apresentação de duas danças populares.
A construção dos recipientes para receber as castanhas desde o tradicional cartucho de jornal à reciclagem dos pacotes de leite escolar, desfilaram no recinto da escola de S. Lázaro. Como não podia faltar, a fogueira ajudou a aquecer o ânimo de todos os que se reuniram à sua volta, tendo convidado os mais corajosos a saltarem. Também o carvão foi utilizado pelos mais arrojados, que não hesitaram em enfarruscar mãos e rosto e, assim, envolver-se de corpo e alma nesta tradição popular.

Em contexto de sala de aula foram abordados conteúdos inerentes à actividade, como a Lenda de S. Martinho, canções, poesias e provérbios.
Esta actividade possibilitou a promoção da convivência e da partilha entre professores, alunos, pais/ encarregados de educação e outros familiares que participaram e contribuíram para a continuidade de uma festa tradicional que consegue reunir várias gerações.
No decorrer da tarde, todos tiveram a oportunidade de visitar a feirinha da UAE e a do Jardim de Infância.

1 comentário:

  1. Continuem a postar! Estão no bom caminho para que o vosso blogue continue "vivo"!

    ResponderEliminar