As Tradições
Dentro do Projecto “Crescer, Construindo Valores”, os alunos do terceiro ano da turma H desenvolveram um trabalho sobre as tradições. Houve, de início uma pesquisa, por grupos, para valorizar e enriquecer o trabalho. Esta recolha de dados incidiu sobre a gastronomia, os trajes, o artesanato e as festas e romarias da região do Minho.
Foi interessante verificar que, nas capitais dos distritos da região, há duas grandes romarias que são o S. João de Braga e a Senhora da Agonia em Viana do Castelo. Nestas romarias, os Ranchos Folclóricos apresentam trajes muito ricos e coloridos.
Sobre o artesanato, verificámos que existe uma grande variedade. Destacaríamos os Lenços dos Namorados (Vila Verde), os trabalhos em barro (Olaria de Barcelos) e a recuperação de imagens (Arte Sacra de Braga).
Em relação à gastronomia, e mais propriamente no concelho de Braga há pratos típicos muito apreciados. Destacamos o bacalhau à Narcisa e à Braga, os rojões à moda do Minho, as papas de sarrabulho e o caldo verde. Da doçaria, o pudim à Abade de Priscos é a mais conhecida. Para acompanhar estes pratos é sempre apreciado o vinho verde da região.
Para que ficasse registado, todos os documentos de pesquisa foram colocados em cartazes e afixados no polivalente da escola.
Foi um trabalho de pesquisa muito interessante.
PARABÉNS! BELO TRABALHO!
ResponderEliminar