UM FELIZ ANO NOVO PARA TODA A COMUNIDADE ESCOLAR DE SÃO LÁZARO
terça-feira, 28 de dezembro de 2010
quinta-feira, 16 de dezembro de 2010
quarta-feira, 15 de dezembro de 2010
Cinema " Gru o Maldisposto "
Dia 14 de Dezembro as turmas do 4º ano foram ao cinema ver o filme de animação " Gru o Maldisposto ", foi uma história muito gira, os alunos divertiram-se a ver o filme e deliciaram-se a comer pipocas, passaram todos um bom momento.
Aqui estão alguns desenhos do filme realizados pelos alunos:
Miguel Vale 4º I
João Miguel 4º I
Eduardo 4º I
Bárbara 4º I
terça-feira, 14 de dezembro de 2010
O NOSSO PROJECTO - Crescer, Construindo Valores
As Tradições
Dentro do Projecto “Crescer, Construindo Valores”, os alunos do terceiro ano da turma H desenvolveram um trabalho sobre as tradições. Houve, de início uma pesquisa, por grupos, para valorizar e enriquecer o trabalho. Esta recolha de dados incidiu sobre a gastronomia, os trajes, o artesanato e as festas e romarias da região do Minho.
Foi interessante verificar que, nas capitais dos distritos da região, há duas grandes romarias que são o S. João de Braga e a Senhora da Agonia em Viana do Castelo. Nestas romarias, os Ranchos Folclóricos apresentam trajes muito ricos e coloridos.
Sobre o artesanato, verificámos que existe uma grande variedade. Destacaríamos os Lenços dos Namorados (Vila Verde), os trabalhos em barro (Olaria de Barcelos) e a recuperação de imagens (Arte Sacra de Braga).
Em relação à gastronomia, e mais propriamente no concelho de Braga há pratos típicos muito apreciados. Destacamos o bacalhau à Narcisa e à Braga, os rojões à moda do Minho, as papas de sarrabulho e o caldo verde. Da doçaria, o pudim à Abade de Priscos é a mais conhecida. Para acompanhar estes pratos é sempre apreciado o vinho verde da região.
Para que ficasse registado, todos os documentos de pesquisa foram colocados em cartazes e afixados no polivalente da escola.
Foi um trabalho de pesquisa muito interessante.
sexta-feira, 10 de dezembro de 2010
VISITA DE ESTUDO A GUIMARÃES
Composição Colectiva
Beatriz Lobo 4º I
José Miguel 4º I
No dia7 de Dezembro, fomos de autocarro para Guimarães.
Finalmente, tinha chegado o dia da nossa visita de estudo, ao Castelo de Guimarães e ao Paço dos Duques. Quando chegamos lá, a primeira coisa que vimos foi a estátua de D. Afonso Henriques, o primeiro Rei de Portugal. Alguns meninos entraram na loja de recordações e compraram uma lembrança de Guimarães, a cidade berço de Portugal.
Em seguida, entráramos no Paço dos Duques, onde tivemos uma visita guiada, na qual o guia contou muitas histórias acerca deste monumento. Viveram lá muitas pessoas importantes da Dinastia de Bragança. Quem mandou construir o Paço foi D. Afonso VI, mandou fazer chaminés, grandes janelas, um sistema de recuperação da água das chuvas, etc…, ele trouxe muitas novidades na construção.O guia mostrou-nos a sala das armas, os quartos, a sala de jantar, o salão de bailes, o pátio, a exposição dos assentos, etc... Foi muito interessante, ficamos a saber muitos factos, bem como hábitos e costumes daquela época, dos reis e rainhas, duques e duquesas, …, ou seja, da época medieval.
No final, fomos visitar o Castelo onde viveu D. Afonso Henriques, e vimos as suas grandes muralhas de pedra.
Todos nós apreciamos bastante esta visita de estudo, que nos permitiu conhecer melhor a história do nosso país “Portugal”!!!
Turma I – 4º ano
Estátua de D. Afonso Henriques
Castelo de Guimarães
Paço dos Duques
Capela
Sala das Armas
Paço dos Duques
Miguel Vale 4º I
Castelo de Guimarães
Luís Miguel 4º I
terça-feira, 7 de dezembro de 2010
CONSTRUÇÃO DE PRESÉPIOS
A turma do 2ºano H, ao longo do mês de Novembro, participou com muito empenho e entusiasmo, na construção de presépios com material reciclado para participarem no concurso de presépios disponibilizado pela Câmara Municipal de Braga. Esta elaboração contou com a preciosa ajuda dos Encarregados de Educação, que desde já estão de parabéns pelo excelente acompanhamento que dedicaram aos seus educandos.
Cada aluno, participou com um presépio, resultando trabalhos lindíssimos, com muita originalidade e bastante criatividade. De entre todos os trabalhos, foram escolhidos apenas três para representarem a turma no concurso, devido a falta de espaço disponibilizado pela Câmara Municipal, para acolher todos os presépios e também pelo facto de o concurso ser alargado a várias escolas. Os restantes presépios serão expostos na escola, onde se realizará uma exposição de presépios, que será aberta a toda a Comunidade Educativa, a visita dos mesmos, e olhem que vale mesmo a pena visitar estas verdadeiras obras de arte.
TEXTOS DE NATAL
Noite de Natal
Na Noite de Natal, as pessoas, passam o Natal em casa da família, a celebrar o nascimento de Jesus.
Na mesa há bacalhau, aletria, arroz doce, filhós, rabanadas, nozes, avelãs, figos, etc…
As pessoas, reúnem-se em família, e quando acabam de jantar, vão para a sala, mas, só à meia-noite, é que se abrem as prendas, e liberta-se a magia do Natal, chegando com um sorriso, para todas as crianças terem um.
Há pessoas que não podem ter prendas, e passam o Natal na rua.
Na rua, há decorações de Natal e luzinhas nas árvores, nas paredes e nos fios eléctricos.
O Natal, não é só para receber prendas, mas sim, para as famílias e os amigos estarem reunidos, esse é que é o verdadeiro espírito do Natal, e para celebrar o nascimento de Jesus.
O mundo é injusto, em particular no Natal, porque algumas crianças não têm prendas, não é por se portarem mal, pelo contrário portam-se muito bem, mas não podem ter nenhuma, porque são pobres.
Eu acho que o Natal é para todos o aproveitarem.
Desejo – vos um Feliz Natal e um próspero Ano Novo!
Rita 4º I
O Natal
O Natal é uma época do ano muito fria, mas ao mesmo tempo quentinha por causa da lareira.
O Natal serve para partilhar, receber e mandar presentes.
O Natal comemora-se, porque é o nascimento do menino Jesus, faz-se o presépio que é um enfeite muito bonito, original e típico do Natal, onde tem: Maria, José, o Menino Jesus, a vaca, o burro, a ovelhas e os três reis Magos. O presépio é para as pessoas conhecerem ou recuperarem as belas memórias da Catequese, de Jesus e da sua história.
O Natal festeja-se nos dias 24 à noite (consoada) e 25 (todo o dia). Os doces tradicionais da ceia de Natal são: pão-de-ló, arroz-doce, aletria, rabanadas, filhós, o Bolo-rei, etc… e o prato típico é o bacalhau.
As prendas são muito engraçadas, porque são surpresas para nós. Não devemos ser invejosos e dar também presentes aos outros. Pois se dão aos outros, os outros também vos darão presentes.
Na noite de Natal, costuma-se ficar na sala de jantar em frente à lareira, à espera do Pai Natal e dos presentes que ele traz às costas no seu saco.
O Pai Natal anda a dar presentes toda a noite pelas cidades aos meninos, por isso não peçam muitas prendas ao Pai Natal.
O Natal é uma época do ano muito bonita e divertida. Eu adoro o Natal!
Feliz Natal para todos nós!
Ana Costa 4º I
Inês
José Diogo
domingo, 5 de dezembro de 2010
sexta-feira, 3 de dezembro de 2010
“Dia Internacional das Pessoas com Deficiência”
3 de Dezembro
Ao longo do dia de hoje, os alunos da EB1/JI de São Lázaro reflectiram sobre a problemática da deficiência e elaboraram frases/pensamentos que foram registadas numa peça de um “puzzle” que posteriormente será montado com as restantes peças distribuídas por todos os outros estabelecimentos de ensino do nosso agrupamento.
Com esta actividade, procurou sensibilizar-se toda a comunidade educativa para a sua responsabilidade social de inclusão dos alunos com deficiência bem como a reflexão sobre os problemas que estas pessoas enfrentam.
As professoras da Educação Especial
Visita de estudo ao Mercado Abastecedor de Celeirós
Hoje, 23 de Novembro, fui com a minha turma ao Mercado Abastecedor de Celeirós em Braga.
Quando chegamos três senhoras receberam-nos muito bem.
Foi-nos dado um colar que tinha escrito o nome de um fruto, o meu era uma laranja, depois tínhamos de nos sentar num banco que tinha o nome do nosso fruto e depois de estarmos todos nos devidos lugares assistimos a um filme em que ficamos elucidados de que é saudável e importante comer fruta e legumes todos os dias.
No fim desta sessão informativa, fomos visitar um dos armazéns que se destinava a receber a fruta e legumes vindos de vários pontos do país e onde é feita a sua venda e distribuição aos comerciantes para chegar a nossas casas.
De seguida, fomos fazer uma salada de fruta ao nosso gosto e semeámos um feijão.
Gostei muito desta visita de estudo e só fiquei com mais certeza de que a alimentação que eu faço é saudável porque eu como fruta e legumes todos os dias.
ADOREI!
Maria Helena M. 4º G
Subscrever:
Mensagens (Atom)