sábado, 17 de outubro de 2015

Escrita criativa

Texto inventado coletivamente a partir de uma imagem da história:
A horta do Senhor Lobo


Era uma vez um lobo que vivia numa aldeia que se chamava Joanolândia.
No início da primavera, o senhor Lobo semeou vários tipos de legumes na sua horta. Quando terminou o seu trabalho foi para a sua bela casa amarela. Quando lá chegou encontrou a sua esposa e as suas crias a preparar um delicioso almoço.
Passado algum tempo, apareceu um bando de pardais na sua horta. Eles começaram a esgravatar a terra e comeram a maioria das sementes.
No dia seguinte, o senhor Lobo foi à sua horta e estava tudo em pantanas. Ele ficou muito desolado sem saber o que havia de fazer, pois não ia ter que comer. Entretanto no meio do nevoeiro apareceu um génio. Este, vendo o senhor Lobo tão aflito, deu-lhe uma semente que o lobo semeou de imediato.
De noite a semente germinou e cresceu, cresceu,…
Quando o lobo foi à sua horta verificou que tinha uma planta gigante. Sem medo subiu, subiu,… até que chegou a um poço mágico. Lá estava escrito que podia pedir três desejos. Então o senhor Lobo pediu que a sua horta ficasse cheia de legumes e hortaliças, que os pardais não lhe destruíssem mais a sua horta e que a sua família fosse muito feliz.
O lobo desceu rapidamente pela planta e, para seu espanto, a sua horta estava repleta de legumes e hortaliça. Os pardais esvoaçavam à volta da horta mas sem a destruir. O lobo estava tão contente que convidou os pardais e todos os animais das redondezas para um jantar.
A partir dessa data o senhor Lobo teve sempre a ajuda de todos os animais e partilhava com eles os produtos da horta. Todos ficaram muito amigos e felizes.

 
 

"Caça ao Tesouro"

No dia 15 de outubro, as professoras estagiárias da Universidade do Minho dinamizaram a atividade: "Caça ao Tesouro" com os alunos do 2.º G.




 

domingo, 4 de outubro de 2015

workshop

No dia 2 de outubro a escola participou num workshop de elaboração de instrumentos musicais a partir de materiais recicláveis, Atividade dinamizada pelo grupo Bomboémia da Universidade do Minho.